Sopa de Missoshiro

Esta sopa à base de pasta de soja é o acompanhamento básico para a maioria das refeições japonesas, por ser leve, saborosa e saudável. Servida em todos os restaurantes japoneses, é simples de fazer e versátil, você pode variar os ingredientes secundários conforme sua preferência.

O que você vai precisar:

- 1 e ½ litros de água
- 2 colheres de sopa rasa de missô
(pasta de soja)
- ½ envelope de hondashi
(tempero em pó, a base de peixe)
- 10 pedacinhos de tôfu
(queijo de soja)
- 1 talo de cebolinha branca japonesa ou um pouco de cheiro verde para ser adicionado no prato que será servido a sopa.

Opcional: Você poderá acrescentar o macarrão Somen ao preparo, ou outro de sua preferência, desde que, seja para ser adicionado em sopas e caldos, de fácil cozimento.

Coloque a água para ferver, assim que ferver abaixe o fogo e misture o hondashi. Coloque o missô e misture delicadamente até que a pasta dissolva e se integre completamente ao caldo. Acrescente o tôfu cortado em cubinhos. Aumente o fogo e espere levantar fervura novamente (poucos minutos, cuide para não deixar subir e vazar). Por último, salpique a cebolinha e está pronto para servir.
Sempre adicione a cebolinha na tigela em que a sopa será servida e nunca na panela para que a sopa não fique amarga.


Dicas:
  1. Existem vários tipos e marcas de missô, é somente uma questão de preferência. Os do tipo vermelho, mais escuro, são mais salgadas e os do tipo branco, mais claro, têm tempero suave.
  2. O hondashi é um tempero pronto e que você pode dosar segundo sua preferência também. Caso não aprecie o sabor de peixe, pode até excluí-lo da sua preparação.
  3. Todos os ingredientes podem ser adquiridos em casas de produtos naturais, aqui em Niterói eu encontro no “ Mundo Verde”.

Comentários